Sabemos que escolher a melhor operadora de internet e TV por assinatura – ou qualquer outro serviço de telecomunicações – não é uma tarefa fácil. Somos bombardeados por diversas propagandas, por meio de mídias variadas, que por vezes fazem com que nos sintamos “de cabeça cheia”. E a informação, que era para ser algo útil, acaba de certa forma se tornando banal e confusa.

Pensando nessa dificuldade, criamos um “beabá” para ajudá-lo a contratar os melhor serviços para você e sua família. Pegue papel e caneta, pois, mais que te daremos o peixe, te ensinaremos a pescar.

Como escolher a melhor operadora de internet e TV por assinatura para minha casa?

Insert an alternative text here

Como você sabe, escolher o serviço que melhor se encaixe às suas necessidades é diferente de selecionar (mesmo que se tratando do mesmo serviço) o que seja ideal para um familiar ou amigo. São muitas as variáveis que fazem parte dessas decisão, como perfil de consumo, local, estilo de vida, finalidade do serviço, entre outros, que são igualmente importantes para a tomada de decisão.

Por esse motivo, cada pessoa ou família, casa ou empresa, precisa de uma análise diferente e, sendo assim, destrincharemos os principais aspectos que envolvem essa escolha, suas características, benefícios e utilizações ideais.

Melhor operadora de internet

Para começar, conforme já falado anteriormente, vamos começar tomando nota dos principais aspectos, ou características, que envolvem a escolha desse serviço. São eles:

  • Finalidade do serviço: qual o número de pessoas que utilizará a rede? Alguém irá utilizá-la para jogar jogos online? O plano será contratado para sua casa ou empresa?
  • Pretensão de gasto: após definir a “finalidade do serviço” contratado, é muito importante que você defina o quanto você está disposto a pagar por aquilo que você deseja. Assim, será possível medir o custo-benefício.
  • Velocidade: qual a velocidade necessária para atender a suas demandas? Para as atividades do dia-a-dia, 50 mega é o ideal. Já para aqueles que trabalham por meio da rede ou que precisam de respostas rápidas (jogos online), são indicados planos a partir de 100 mega.
  • Franquia: determina a quantidade de conteúdo/dados que você pode consumir em seus dispositivos através daquele determinado pacote. Independe da velocidade. Atualmente, a maior parte das operadoras trabalha com franquia ilimitada, mas é sempre bom conferir essa informação.
  • Local: na hora de comparar, confira sempre se aquela determinada operadora está presente ou não em seu endereço.
  • Tecnologia: atualmente são 4 as plataformas utilizadas para transporte de dados no Brasil. São elas: satélite, rádio, cabo (adsl) e fibra óptica. A mais indicada é a fibra óptica (caso seu endereço conte com cabeamento), pois é a tecnologia mais recente e que entrega maior performance.

 

Insert an alternative text hereQual a melhor operadora de TV por assinatura?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é o órgão regulador dos serviços de telecomunicações brasileiro. Em 2017, como de costume, foi feita a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da banda larga fixa e eleita a melhor operadora de internet fixa do país.

Como destaques positivos temos: a NET, que foi a melhor em 21 dos 27 (somando-se o distrito federal) estados do Brasil e a Cabo Telecom, com a melhor nota geral.

Qual a melhor operadora de TV por assinatura?

Como dissemos anteriormente, encontrar o melhor serviço é algo subjetivo. O pacote de TV por assinatura ideal pode variar de pessoa para pessoa e de casa para casa. Então, novamente, falaremos a respeito de como escolher a melhor TV por assinatura, em vez de qual é a melhor.

Esperamos que, ao passarmos algumas dicas para determinar qual a melhor prestadora deste serviço, ajudaremos você a encontrar qual de fato é a melhor operadora para seu estilo de vida e consumo.

Para tal, assim como com o serviço de internet banda larga, devem ser analisadas algumas características principais. São elas:
Insert an alternative text here

  • Seus canais preferenciais: seja de esporte, séries, filmes ou desenhos, todos, do mais velho ao mais novo, temos canais preferidos. Por isso, é crucial definir os mesmos antes de sair procurando por pacotes de TV por assinatura. Essa primeira informação ajudará você a filtrar alguns pacotes já no começo da sua pesquisa.
  • Número de canais e número de canais em HD: independente dos canais favoritos de cada um, é sempre bom contar com uma variedade de opções, principalmente se as mesmas são transmitidas em qualidade HDTV.
  • Grade de canais: mas realmente não adianta contar com uma porção de canais, caso a maioria deles sejam de estações de rádio, não é mesmo?! Confira quais os canais inclusos nos pacotes e comece, em conjunto com o valor do serviço, definir o custo-benefício do mesmo.
  • Preço: o custo do produto é um dos principais pontos de comparação entre os pacotes e operadoras disponíveis no mercado. Tenha em mente o quanto você está disposto a gastar. Não se empolgue e gaste acima do orçamento, assim como também não procure economizar ao máximo para não acabar contratando um serviço que não atenda às suas expectativas.
  • Tecnologia: podemos separar os tipos de plataformas (tecnologias) de transmissão de dados em duas: por cabos e via satélite. Cada uma possui pontos positivos e negativos. Sempre é aconselhada a contratação de um serviço distribuído por meio de cabos, caso em seu endereço o mesmo esteja disponível, por conta da qualidade e estabilidade do sinal.
  • Diferenciais: boa parte das operadoras que comercializam TV por assinatura hoje no Brasil disponibiliza um aplicativo de streaming conteúdo (similar a Netflix), que é de uso exclusivo dos clientes. São entre 10 mil e 30 mil títulos a mais, que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Essa disponibilização de ferramentas e soluções exclusivas é o que chamamos de diferenciais, e estão presentes em todos os planos e pacotes oferecidos. Não esqueça de levá-los em conta no momento da escolha da melhor TV por assinatura para você.

E aí, as nossas dicas te ajudaram? Se você quiser saber um pouco mais sobre os planos e pacotes da Oi, Sky ou Vivo, continue acompanhando o nosso site!