O acesso à internet se tornou tão necessário para nossas vidas que, a medida que a sociedade evolui, é considerada uma utilidade indispensável para nosso dia-a-dia.

Apesar do uso popular da internet, o total de lares com acesso à internet no Brasil chega apenas a 70%.

Um dos fatores que dificulta o acesso à banda larga residencial é conseguir um plano de internet barata.

O valor de um plano de internet está diretamente ligado à velocidade – e a velocidade que você precisa depende de muitos fatores, como suas atividades online e o número de pessoas que usarão sua internet. Além disso, os preços e promoções da Internet mudam com frequência.

Desta maneira, é preciso levar em consideração alguns fatores na hora de procurar qual a internet mais barata.

Separamos algumas dicas para lhe ajudar na hora de escolher o seu plano de internet residencial e economizar na fatura mensal.

 

Como escolher a internet mais barata

Cobertura

Além dos provedores de internet via satélite, como a SKY, que são capazes de transmitir internet em qualquer lugar onde haja uma visão do céu, todos as operadoras atendem a áreas de cobertura limitadas.

Preço

A precificação mensal é importante e, para muitos de nós, o gasto com o serviço influenciará nossa opinião mais do que qualquer benefício.

Rapidez

Se qualquer consideração se aproxima do preço, é a velocidade. Infelizmente, perseguir o “melhor” de qualquer um significa abandonar o outro.

Escolher um plano de internet baseado apenas no preço pode levar a uma conexão muito lenta para atender às suas necessidades.

A internet discada é barata ou até mesmo gratuita, mas na era dos apps de streaming, jogos, upload e TVs smart, você provavelmente se sentirá paralisado sem um serviço de banda larga de alta velocidade.

Guia para obter a Internet mais barata

Verifique a cobertura

O primeiro passo na escolha de um provedor de serviços de internet é verificar quais estão disponíveis em sua área. Provedores de satélite podem alcançar a maioria dos lugares, mas todos os outros provedores de internet estão confinados aos estados onde estabeleceram infraestrutura.

Planos, preços e promoções atuais também podem variar muito dependendo de onde você mora – uma coisa boa para ter em mente se você está pensando em adquirir um benefício anunciado.

Dê uma olhada de perto na precificação

O custo mensal de um plano é importante, mas há muitos outros números a considerar. Esse preço aguenta é apenas para os primeiros três meses, o primeiro ano ou além?

O que você vai pagar após o período promocional? Você deve esperar mais aumentos de taxa? E, mais importante, você terá que pagar alguma taxa extra ao cancelar o plano?

Taxas e despesas

A abundância de serviços e multas pode aumentar o valor de sua primeira conta ou fatura mensal. Taxas e despesas comuns incluem:

  • Taxas de instalação e ativação
  • Taxas mensais de aluguel de equipamentos ou custo de compra única Impostos
  • Taxas de rescisão se você cancelar um contrato

Considere possíveis economias

Como a indústria da Internet é altamente competitiva, muitos provedores oferecem promoções para atrair novos clientes e impedir que os clientes existentes se desviem. Fique de olho nessas ofertas:

 

  • Descontos para faturamento automático ou sem papel
  • Descontos em planos selecionados ou pacotes
  • Bônus de inscrição
  • Créditos para compensar os custos de mudar de outro fornecedor

Decida quanta velocidade você precisa

O preço é importante – mas é igualmente importante escolher um plano de internet que ofereça velocidade adequada. Famílias maiores e com muitos dispositivos (computadores e smartphones, mas também dispositivos de streaming e assistentes de voz) exigem mais velocidade.

E, embora um plano básico seja suficiente para verificar seu e-mail, atividades como jogos, entretenimento por streaming e videoconferência exigem mais de sua conexão.

Pensamentos finais

Em última análise, ter serviço de internet é uma despesa necessária nos dias de hoje, especialmente se você precisar de uma conexão de internet rápida e confiável para trabalhar em casa.

No entanto, queremos incentivá-lo a negociar fortemente com seu provedor de internet. Quer isso signifique procurar melhores negócios online, obter preços de alguns concorrentes ou simplesmente ligar e perguntar se eles realmente oferecem o melhor preço e o que eles podem fazer para manter seu negócio, advogar por si mesmo e garantir que você esteja Obtendo o melhor preço.