Como medir a velocidade da internet?

Quando escolhemos um plano de internet para contratar, precisamos considerar quais as nossas necessidades e expectativas, para que o plano escolhido tenha velocidade e a estabilidade de conexão suficiente para nos atender.

Porém, há casos em que pode acontecer de você não ter sabido como escolher a velocidade que condiz com as suas necessidades.

Ou sua demanda com o uso da internet aumentou e a velocidade que você tem não está mais te atendendo.

Além de você também poder estar com algum problema na rede local.

Logo sua internet pode estar mais lenta e te causando algum desconforto na hora de usar, então como medir a velocidade da internet?

Os testes para medir a velocidade da internet

Existem alguns sites que oferecem serviços para testes de velocidade de internet.

Acessando esses sites e seguindo algumas orientações e recomendações indicadas neles você consegue medir a velocidade da internet e saber o quanto de sinal de internet você está recebendo.

Alguns dos principais sites que oferecem o serviço para medir a velocidade da internet foram listados pelo site Topfreewares e são eles:

SpeedTest.net – um dos mais populares e que geram resultados confiáveis também no teste de velocidade de download e upload.

nPerf – que pode ser usado para testar qualquer tipo de conexão de internet, inclusive de celular.

Fast.com – um serviço criado pela Netflix que oferece uma forma simples de medir a velocidade da internet.

Speed.io – um serviço também simples de ser usado que executa testes de velocidade de download e upload e verifica o tempo de resposta, conectividade exibindo os resultados de forma simplificada.

Brasil Banda Larga – esse é um teste disponibilizado pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade). Com ele você tem além do resultado do teste o histórico de medições.  

Aplicando o teste para medir a velocidade da internet

Algumas das recomendações para chegar o mais próximo de exatidão em um teste são, por exemplo, fechar todos os programas e interromper os serviços que estão movimentados sua banda larga.

Então se conectar diretamente à entrada do seu provedor, de preferência pelo cabo de rede do modem ou roteador da sua casa.

A partir disto basta permitir que o programa faça o teste.

O que é verificado em um teste para medir a velocidade da internet?

Em um teste como esses é medido a velocidade do download, que significa o quão rápido você consegue baixar arquivos da internet. O resultado deve ser um valor próximo à velocidade de internet contratada.

É medido também a velocidade de upload, que é a velocidade de envio de arquivos do seu computador para outro computador ou para a rede web.

E o teste de latência/ping, que informa o tempo de atraso entre as informações de entrada e saída, que geralmente são pouco perceptíveis.

Realizado o teste

Depois de realizar o teste para medir a velocidade da internet, é só comparar os resultados com os valores da velocidade contratada em seu plano de internet.

Dependendo do resultado então é só tomar as providências necessárias para que sua experiência com a internet seja ainda melhor.